Muitas pessoas utilizam as palavras exercício e atividade física indistintamente, mas existem algumas diferenças importantes entre as duas.
Desde o início dos tempos, as pessoas têm-se exercitado praticando desporto com os amigos, caminhando, etc… e todos conhecemos importância de ser fisicamente ativo. No entanto, com o ritmo em que se vive atualmente, onde numa grande maioria do tempo estamos sentados por horas, ocupados com a vida do quotidiano e stressados a última coisa que nos passa pela cabeça é “vou correr” (quantos de nós diz todos os dias: “Não tenho tempo para nada”?), a maioria das pessoas não tem consciência da diferença entre exercício e atividade física.
À primeira vista, estes dois termos parecem sinónimos. No entanto, não é esse o caso.
O exercício físico é a prática de uma atividade física para melhorar a saúde mental e física e tem muitos benefícios para a saúde, tais como o aumento da resistência, da força, da flexibilidade e da inclusão cardiorrespiratória, a redução do stress, redução da dor nas articulações, a prevenção e o tratamento da hipertensão e da diabetes, a promoção da saúde cardiovascular e a melhoria da qualidade de vida, entre muitos outros benefícios.
Ou seja, o exercício pode ser definido como uma atividade planeada com um objetivo que está normalmente relacionado com treino ou condicionamento.